Curso de Mestrado

O CURSO DE MESTRADO

Estrutura Curricular_ME_2016.PDF

Objetivo do Curso

Com duração de dois anos, é recomendado para formados em cursos de matemática ou áreas afins, assim como para docentes de matemática do ensino superior de outras IES. O objetivo do Curso de Mestrado é dar formação e informação para aqueles que almejam cursar o doutorado, visando à pesquisa, ou a trabalhar no ensino superior na área de matemática ou em áreas afins. O Curso de Mestrado em Matemática  leva o aluno à obtenção do título de:

“Mestre em Matemática”

o titulado receberá o título de Mestre em Matemática em uma das seguintes áreas de concentração:

Álgebra

Análise

Geometria e Topologia

Matemática Aplicada


O CURSO DE MESTRADO é dirigido tanto a estudantes vindos de cursos de licenciatura em Matemática como a estudantes com formação mais sólida em Matemática (oriundos principalmente de cursos de bacharelado e do Programa Avançado de Matemática comentado abaixo). Os alunos que entram com formação mais sólida têm mais tempo disponível para cursar disciplinas especializadas e são direcionados para a pesquisa visando a um futuro doutoramento em Matemática, enquanto que os que os discentes provenientes da licenciatura cursam algumas disciplinas a mais dos que os discentes provenientes do bacharelado, de maneira que ao final do curso tenham formação Matemática equivalente aos provenientes do bacharelado. Abaixo segue a composição do curso, a estrutura curricular e as disciplinas do mestrado.


I – Composição do Curso

O currículo do Curso de Mestrado é composto de:

  1.  Disciplinas regulares divididas em quatro grupos, listadas abaixo.
  2.  Disciplina “Estágio de Docência”, com 4 créditos, obrigatória para todos os alunos. O Estágio de Docência é constituído de atividades didáticas, supervisionadas por um professor (denominado de tutor), em que o aluno da Pós-Graduação ministra aulas em turmas regulares de graduação da nossa Universidade, em conformidade com a Resolução Complementar à Resolução Normativa n.º 95/CUn/2017.
  3.  Disciplina “Colóquio de Matemática” com 2 créditos. A disciplina consta de palestras proferidas por pesquisadores locais ou convidados e será oferecida sempre que possível.
  4.  Dissertação de mestrado, com 6 créditos.

 II – Requisitos

Para o Mestrado em Matemática o aluno deve satisfazer os seguintes requisitos, além do previsto no Regimento Interno do Programa:

a) Obter aprovação em, 2 disciplinas obrigatórias, 1 eletiva do grupo 1, 1 eletiva do grupo 2, 1 eletiva do grupo 3 e 1 eletiva do grupo 4 e 1 eletiva escolhida entre os grupos 2, 3 ou 4.

b) A critério do Colegiado Delegado e por solicitação do aluno, este poderá ser dispensado de uma ou mais das disciplinas do item “a”. desde que tenha cursado disciplina compatível na graduação e obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete).

c) Em qualquer hipótese o aluno deverá cursar e obter aprovação em, no mínimo, 6 (seis) disciplinas regulares do programa.

d) Obter aprovação no Estágio de Docência.

e) Cursar a disciplina Colóquio de Matemática em três semestres no decorrer do curso.

f) Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado Delegado, em conformidade com suas atribuições.


III – Disciplinas Regulares

As disciplinas regulares são listadas na tabela abaixo, com as seguintes observações:

a) A disciplina obrigatória de Cálculo Avançado será oferecida no primeiro semestre letivo e a de Análise Funcional no segundo semestre letivo.

b) As disciplinas eletivas do Grupo 1 e do Grupo 2 serão oferecidas no primeiro semestre letivo e as disciplinas do Grupo 3 serão oferecidas no segundo semestre.

c) As disciplinas eletivas do grupo 4 poderão ser oferecidas no primeiro ou segundo semestre, conforme a necessidade.

d) O aluno deverá optar por uma área de concentração, o que deverá nortear a escolha das disciplinas eletivas, visando à área em que será elaborada a dissertação de mestrado.


DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS

Conforme regimento interno:

Art. 50. Ao longo do primeiro ano acadêmico será exigida a comprovação de proficiência em línguas estrangeiras, sendo uma língua para o mestrado e duas línguas para o doutorado, observada Resolução Normativa 95/CUn/2017.

  • 1º As línguas das quais trata o caput deste artigo serão escolhidas pelo aluno entre inglês, francês, alemão ou castelhano

Disciplinas do Curso de Mestrado

Obrigatórias (todas com 06 créditos cada)

MTM410018 Cálculo Avançado
MTM410029 Análise Funcional

Grupo 1

MTM410019 Álgebra Linear
MTM410024 Álgebra Linear Computacional

Grupo 2

MTM410034 Equações Diferenciais Ordinárias
MTM410020 Variável Complexa

Grupo 3

MTM410035 Equações Diferenciais Parciais
MTM410028 Análise Numérica I
MTM3312000 Programação Linear
MTM410027 Medida e Integração
MTM3304000 Estruturas Algébricas
MTM410026 Topologia
MTM3310000 Geometria Diferencial
MTM410057 Sistemas Dinâmicos
MTM410056 Programação Não-Linear
MTM410071 Grupos Finitos e suas Representações
MTM410073 Métodos Matemáticos para Estatística

Grupo 4

MTM410039 Álgebras de Operadores
MTM410051Variedades Diferenciáveis
MTM410052 Topologia Algébrica
MTM410053 Probabilidade e Processos Markovianos
MTM410055 Dinâmica Simbólica
MTM410064 Teoria Ergódica e de Informação
MTM410038 Teoria de Distribuições e Espaços de Sobolev
MTM410037 Análise Numérica II
MTM410036 Introdução às Álgebras de Hopf
MTM410030 Teoria de Aneis Não-Comutativos
MTM410048 Coaneis e Comódulos
MTM410040 Análise Convexa
MTM410082 Fibrados em Variedades Diferenciáveis
MTM410068 Álgebra Comutativa
MTM410066 Introdução à Teoria de Regularização
MTM410070 Introdução à Teoria das Categorias
MTM410081 Modelagem Matemática – Biomatemática

Outras:

Tópicos variados

Colóquio de matemática

Estágio de docência

Proposta de grade curricular

1º SEMESTRE  Cálculo Avançado Eletiva do Grupo 1  Eletiva do Grupo 2
2º SEMESTRE  Análise Funcional Eletiva do Grupo 3 Eletiva do Grupo 2, 3 ou 4
 3º SEMESTRE Eletiva do Grupo 4 Estágio de Docência
 4º SEMESTRE  Dissertação

INFRAESTRUTURA DO PROGRAMA

1. Laboratórios

O programa faz uso do laboratório de informática do departamento, o qual é também utilizado pelos alunos do PAM. O departamento conta ainda com um funcionário com dedicação exclusiva para manutenção da rede de computadores e laboratório. Hoje o laboratório dispõe de alguns pacotes computacionais adquiridos (MATLAB, DIFFPACK) e vários de código livre, de maneira a garantir o suporte necessário ao processo de ensino e de pesquisa.

A quase totalidade dos alunos têm seus computadores portáteis e escrivaninhas individuais, com ligação à internet. Ainda, o programa dispõe de laptops que podem ser emprestados por períodos determinados.

Em 2016 conseguimos uma sala exclusiva para pós doutores e outra exclusiva para professores visitantes.

2. Recursos de Informática

Todas as salas dos professores e laboratório computacional contam com microcomputadores conectados à internet. A qualidade de rede do Departamento e o funcionamento de rede da UFSC estão bem adequados em termos de estabilidade e velocidade.

3. Biblioteca

A biblioteca central e a biblioteca setorial do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas implantaram um sistema de controle e de consulta ao acervo computadorizado. Estão à disposição dos usuários, computadores com leitoras CD-ROM para bases de dados específicos, scanners, leitoras de código de barras, comutação bibliográfica on-line.

Apesar de um acervo bibliográfico na área de Matemática relativamente pequeno tal acervo é incrementado anualmente com as sugestões dos professores do departamento, sendo política da UFSC comprar os livros que são indicados pelos professores. A coleção de periódicos, que era boa, foi significativamente reduzida nos últimos anos. Essa diminuição do número de assinaturas deve-se, em grande parte, a disponibilidade on-line de publicações no portal CAPES, que tem se mostrado excelente, praticamente eliminando o problema de falta de acesso a artigos publicados.


Regimento Interno do Programa