Curso de Mestrado

O CURSO DE MESTRADO

Estrutura Curricular_ME_2016

Objetivo do Curso de Mestrado

Com duração de dois anos, é recomendado para formados em cursos de matemática ou áreas afins, assim como para docentes de matemática do ensino superior de outras IES. O objetivo do Curso de Mestrado é dar formação e informação para aqueles que almejam cursar o doutorado, visando à pesquisa, ou a trabalhar no ensino superior na área de matemática ou em áreas afins. O Curso de Mestrado em Matemática  leva o aluno à obtenção do título de:

“Mestre em Matemática”

o titulado receberá o título de Mestre em Matemática em uma das seguintes áreas de concentração:

Álgebra

Análise

Geometria e Topologia

Matemática Aplicada


O CURSO DE MESTRADO é dirigido tanto a estudantes vindos de cursos de licenciatura em Matemática como a estudantes com formação mais sólida em Matemática (oriundos principalmente de cursos de bacharelado e do Programa Avançado de Matemática comentado abaixo). Os alunos que entram com formação mais sólida têm mais tempo disponível para cursar disciplinas especializadas e são direcionados para a pesquisa visando a um futuro doutoramento em Matemática, enquanto que os que os discentes provenientes da licenciatura cursam algumas disciplinas a mais dos que os discentes provenientes do bacharelado, de maneira que ao final do curso tenham formação Matemática equivalente aos provenientes do bacharelado. Abaixo segue a composição do curso, a estrutura curricular e as disciplinas do mestrado.

I – Composição do Curso

O currículo do Curso de Mestrado é composto de:

  1.  Disciplinas regulares divididas em quatro grupos, listadas abaixo.
  2.  Disciplina “Estágio de Docência”, com 4 créditos, obrigatória para todos os alunos. O Estágio de Docência é constituído de atividades didáticas, supervisionadas por um professor (denominado de tutor), em que o aluno da Pós-Graduação ministra aulas em turmas regulares de graduação da nossa Universidade, em conformidade com a Resolução Complementar à Resolução Normativa n.º 95/CUn/2017.
  3.  Disciplina “Colóquio de Matemática” com 2 créditos. A disciplina consta de palestras proferidas por pesquisadores locais ou convidados e será oferecida sempre que possível.
  4.  Dissertação de mestrado, com 6 créditos.

 II – Requisitos

Para o Mestrado em Matemática o aluno deve satisfazer os seguintes requisitos, além do previsto no Regimento Interno do Programa:

a) Obter aprovação em, 2 disciplinas obrigatórias, 1 eletiva do grupo 1, 1 eletiva do grupo 2, 1 eletiva do grupo 3 e 1 eletiva do grupo 4 e 1 eletiva escolhida entre os grupos 2, 3 ou 4.

b) A critério do Colegiado Delegado e por solicitação do aluno, este poderá ser dispensado de uma ou mais das disciplinas do item “a”. desde que tenha cursado disciplina compatível na graduação e obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete).

c) Em qualquer hipótese o aluno deverá cursar e obter aprovação em, no mínimo, 6 (seis) disciplinas regulares do programa.

d) Obter aprovação no Estágio de Docência.

e) Cursar a disciplina Colóquio de Matemática em três semestres no decorrer do curso.

f) Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado Delegado, em conformidade com suas atribuições.

III – Disciplinas Regulares

As disciplinas regulares são listadas na tabela abaixo, com as seguintes observações:

a) A disciplina obrigatória de Cálculo Avançado será oferecida no primeiro semestre letivo e a de Análise Funcional no segundo semestre letivo.

b) As disciplinas eletivas do Grupo 1 e do Grupo 2 serão oferecidas no primeiro semestre letivo e as disciplinas do Grupo 3 serão oferecidas no segundo semestre.

c) As disciplinas eletivas do grupo 4 poderão ser oferecidas no primeiro ou segundo semestre, conforme a necessidade.

d) O aluno deverá optar por uma área de concentração, o que deverá nortear a escolha das disciplinas eletivas, visando à área em que será elaborada a dissertação de mestrado.


Disciplinas do Curso de Mestrado

Obrigatórias (todas com 06 créditos cada)

MTM410018 Cálculo Avançado
MTM410029 Análise Funcional

Grupo 1

MTM410019 Álgebra Linear
MTM410024 Álgebra Linear Computacional

Grupo 2

MTM410034 Equações Diferenciais Ordinárias
MTM410020 Variável Complexa

Grupo 3

MTM410035 Equações Diferenciais Parciais
MTM410028 Análise Numérica I
MTM3312000 Programação Linear
MTM410027 Medida e Integração
MTM3304000 Estruturas Algébricas
MTM410026 Topologia
MTM3310000 Geometria Diferencial
MTM410057 Sistemas Dinâmicos
MTM410056 Programação Não-Linear
MTM410071 Grupos Finitos e suas Representações
MTM410073 Métodos Matemáticos para Estatística

Grupo 4

MTM410039 Álgebras de Operadores
MTM410051Variedades Diferenciáveis
MTM410052 Topologia Algébrica
MTM410053 Probabilidade e Processos Markovianos
MTM410055 Dinâmica Simbólica
MTM410064 Teoria Ergódica e de Informação
MTM410038 Teoria de Distribuições e Espaços de Sobolev
MTM410037 Análise Numérica II
MTM410036 Introdução às Álgebras de Hopf
MTM410030 Teoria de Aneis Não-Comutativos
MTM410048 Coaneis e Comódulos
MTM410040 Análise Convexa
MTM410082 Fibrados em Variedades Diferenciáveis
MTM410068 Álgebra Comutativa
MTM410066 Introdução à Teoria de Regularização
MTM410070 Introdução à Teoria das Categorias
MTM410081 Modelagem Matemática – Biomatemática
Tópicos variados

Proposta de grade curricular

1º SEMESTRE  Cálculo Avançado Eletiva do Grupo 1  Eletiva do Grupo 2
2º SEMESTRE  Análise Funcional Eletiva do Grupo 3 Eletiva do Grupo 2, 3 ou 4
 3º SEMESTRE Eletiva do Grupo 4 Estágio de Docência
 4º SEMESTRE  Dissertação

INFRAESTRUTURA DO PROGRAMA

1. Laboratórios

O programa faz uso do laboratório de informática do departamento, o qual é também utilizado pelos alunos do PAM. O departamento conta ainda com um funcionário com dedicação exclusiva para manutenção da rede de computadores e laboratório. Hoje o laboratório dispõe de alguns pacotes computacionais adquiridos (MATLAB, DIFFPACK) e vários de código livre, de maneira a garantir o suporte necessário ao processo de ensino e de pesquisa.

A quase totalidade dos alunos têm seus computadores portáteis e escrivaninhas individuais, com ligação à internet. Ainda, o programa dispõe de laptops que podem ser emprestados por períodos determinados.

Em 2016 conseguimos uma sala exclusiva para pós doutores e outra exclusiva para professores visitantes.

2. Recursos de Informática

Todas as salas dos professores e laboratório computacional contam com microcomputadores conectados à internet. A qualidade de rede do Departamento e o funcionamento de rede da UFSC estão bem adequados em termos de estabilidade e velocidade.

3. Biblioteca

A biblioteca central e a biblioteca setorial do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas implantaram um sistema de controle e de consulta ao acervo computadorizado. Estão à disposição dos usuários, computadores com leitoras CD-ROM para bases de dados específicos, scanners, leitoras de código de barras, comutação bibliográfica on-line.

Apesar de um acervo bibliográfico na área de Matemática relativamente pequeno tal acervo é incrementado anualmente com as sugestões dos professores do departamento, sendo política da UFSC comprar os livros que são indicados pelos professores. A coleção de periódicos, que era boa, foi significativamente reduzida nos últimos anos. Essa diminuição do número de assinaturas deve-se, em grande parte, a disponibilidade on-line de publicações no portal CAPES, que tem se mostrado excelente, praticamente eliminando o problema de falta de acesso a artigos publicados.