Colóquio de Matemática – 24/mai/2024

22/05/2024 10:56

Palestrante: Asteroide Santana (CEO – Mip Wise)

Data: 24 de maio de 2024

Local: Auditório Airton Silva

Título: Matemática e Indústria: Decisões e Transformações

Resumo: Nesta palestra, Aster Santana, ex-aluno e ex-professor do Departamento de Matemática da UFSC e atualmente Fundador-CEO da Mip Wise, compartilhará um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional. Desde a graduação até o mestrado na UFSC, Aster foi influenciado por professores que lhe transmitiram valores fundamentais como capricho, entusiasmo, liderança e diplomacia. Destacando a importância dessas qualidades, ele discutirá como desses valores moldou sua carreira. Um ponto central da palestra será a influência do orientador de mestrado, Prof. Maicon Marques Alves, que incentivou Aster a buscar um doutorado no exterior. Através de conselhos e diálogos enriquecedores, Aster conseguiu explorar seus pontos fortes e fazer escolhas sábias, culminando inclusive na demonstração de um teorema de grande relevância, que será apresentado durante a palestra. A transição para a indústria será outro destaque, com Aster compartilhando sobre sua passagem por três empresas americanas antes de fundar a Mip Wise. Ele discutirá o papel crucial da Matemática na indústria e como os princípios matemáticos podem ser aplicados para resolver problemas complexos. Se o tempo permitir, Aster apresentará alguns cases práticos de aplicação da Matemática na indústria, mostrando o impacto tangível que a Mip Wise vem fazendo em diversos setores. Não perca esta oportunidade única de aprender com a experiência de Aster Santana, um exemplo de como matemáticos podem transformar pessoas e empresas!

Mais informações a respeito do colóquio podem ser vistas em https://sites.google.com/view/coloquiomatematica/home